Especial: Charlie Chaplin

18:14 Unknown 0 Comments

Olá indie-víduos, tudo bem? Hoje estamos aqui para falar um pouco sobre um dos maiores nomes do cinema mundial: Charles Spencer Chaplin, ou apenas, Charlie Chaplin.

(Imagem disponível aqui)

Charles nasceu em Londres, no ano de 1889. Ele iniciou sua carreira artística ainda quando criança, nos teatros do Reino Unido, e mais tarde fazendo mímicas, motivo pelo qual viajava constantemente. Em 1913, em uma viagem a Nova Iorque, conheceu o cineasta Mark Sennet, que, impressionado pelo trabalho de Chaplin, contratou-o para estrelar seus filmes.

Ele foi influenciado por grandes nomes como Max Linder, Geroges Méliès, D. W. Griffith e também pelos irmãos Lumière. Em 1918 (ano do auge de seu sucesso), ele abriu a própria empresa cinematográfica. A partir de então, começou a produzir, dirigir, escrever, atuar e financiar os próprios filmes que, em sua maioria, faziam críticas e denúncias sobre problemas sociais, como a miséria e o desemprego. 

Um de seus personagens mais conhecidos é Carlitos (ou "O Vagabundo", em português, e The Tramp, em inglês). Esse personagem é um pobre andarilho que possui todas as características de um gentleman, porém usa um fraque esgarçado, sapatos maiores do que seu pé, um chapéu-coco, uma bengala de bambu e o famoso "bigodinho", sua marca registrada. Outras obras muitos conhecidas de Charlie são: O Circo (1928), Tempos Modernos (1936), O Grande Ditador (1941) e Um Rei em Nova Iorque (1957). 

Carlitos (Disponível aqui)

Tempos Modernos (Disponível aqui)

É importante ressaltar que na década de 1930, suas obras foram proibidas na Alemanha nazista por serem consideradas subversivas, contrária a moral e aos bons costumes. Porém, atualmente sabemos que, na verdade, eram uma crítica ao sistema capitalista, à repressão e à ditadura. Apesar disso, seus filmes fizeram sucesso em todo o mundo. Abaixo, "O trailer obra-prima", em tradução literal de "Masterpiece Trailer":


Por conta de sua contribuição ao mundo cinematográfico, Charles é o artista mais homenageado de todos os tempos. Ainda em vida, ele foi condecorado pelo governo britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e também pelo governo francês (Ordem Nacional da Legião de Honra), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e, em 1972, ganhou um Oscar pelo conjunto de sua obra.

Sua saúde começou a declinar no final da década de 1960 e em 1977, no dia de Natal, veio por falecer e ser enterrado na Suíça. Uma curiosidade a cerca de sua morte é que em 1978 seu cadáver foi roubado por dois imigrantes desempregados, com o fim de extorquir dinheiro de sua viúva, Oona O'Neill. Porém, dois meses mais tarde, com uma grande operação policial, seu caixão e corpo foram encontrados enterrados em um vilarejo próximo ao da sepultura oficial e os criminosos foram presos.

Esse foi apenas um resumo sobre a vida desse grande artista independente que marcou o mundo da sétima arte. Vale lembrar que ele tem um site oficial (charliechaplin.com) em que é possível encontrar imagens, detalhes de sua vida e obra, além de possuir uma lista atualizada dos principais livros e filmes dedicados a ele.

Por hoje é só, esperamos que tenham gostado desse post especial. Até logo!!

0 comentários: