A ideologia Indie

09:00 Laís Coyado 0 Comments

Olá indie-viduos, o post de hoje será sobre ideologia Indie. O que essa cultura interfere no comportamento dos jovens, no modo de vestir e de agir? Quer descobrir? Então continua com a gente!

Como já explicamos, o termo indie significa independente e esta é a principal característica dessa ideologia. Desde quando surgiu o indie-rock, as bandas priorizavam o controle sobre seus ideais e por isso escolhiam gravadoras independentes, para que não interferissem nas suas músicas. Isso fazia com que a banda mantivesse o estilo que os integrantes queriam, e não o que as grandes gravadoras exigiam, ou seja, a banda optava por correr o risco de não ter suas músicas tão divulgadas comercialmente, porém, tinham total liberdade na escolha de repertório.
As bandas desse meio trouxeram também uma nova visão sobre música, não é necessário fazer “sons” para tocarem na rádio, nem músicas que agradem as gravadoras, mas fazendo do seu jeito, de forma autêntica, elas acabam encantando as gravadoras, tocando nas rádios e o melhor de tudo, ficam na memória dos ouvintes que apreciam esse estilo musical.

Atualmente, é notável observar essa independência na forma que o jovem indie se veste. As garotas sempre optam por estampas florais, vintages, fofas ou com formas geométricas, os garotos optam por calças skinny com cores diferentes (vinho, marrom, cinza), camisas jeans, camisetas com estampa de filmes clássicos e sapatos mais estilosos como Dockside. Em ambos os gêneros é muito comum observarmos a presença de acessórios como colares compridos, pulseiras de couro, boinas, relógios, óculos de sol e mochilas.                                
Ao observamos o estilo do jovem indie, notamos que todos presam por serem originais e não copiarem ninguém. Entretanto, ao seguirem esse raciocínio de não copiar ninguém, o grupo indie insere-se na sociedade como qualquer outro grupo comum que forma-se através de interesses semelhantes. Sendo assim, esse jovem que pensa que está fazendo tudo diferente das outras pessoas, apenas está se vestindo de uma forma que possa ser aceito no grupo, essa é uma informação implícita, mas que faz parte na grande maioria dos grupos de jovens.

A comunicação dentro de um grupo indie é bem parecida com qualquer outro grupo de jovens da atualidade, abusam de gírias e abreviações, mas o que os diferem dos demais jovens, é um conhecimento cultural maior. Fãs de exposições, literatura e de filmes clássicos como Pulp Fiction, Laranja Mecânica, O Iluminado e também filmes independentes como Submarino (trilha sonora de Alex Turner- vocalista do Arctic Monkeys), 500 dias com ela e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, os jovens indies adoram acrescentar ao vocabulário frases famosas de filmes que já assistiram e também frequentar lugares que remetam aos filmes.

Então, quando falamos do jovem indie, falamos do jovem que não quer seguir os padrões impostos pela sociedade de combinar cores, estampas e visões de mundo. Falamos do jovem que quer ser independente e libertar suas reais vontades, sejam elas a vontade de ser livre, a vontade de não seguir padrões ou vontade de viver da maneira que julgarem melhor.

Espero que tenham gostado, indie-víduos!!! 
Fiquem com um clipe do MGMT: 


0 comentários: