Sociologia e Cultura Indie

21:00 Unknown 0 Comments

Imagem disponível aqui
Olá indie-viduos, tudo bem? Hoje vamos fazer uma breve análise da cultura Indie sob aspectos sociológicos. 
  
Pesquisando e observando a história da civilização humana e a necessidade do homem de se agrupar para viver em sociedade, percebemos que há inúmeras e constantes mudanças.

Seja por um processo histórico ou por uma necessidade de adaptação, o pensamento do ser humano muda de acordo com os cenários da sua época e não foi diferente quando lá na década de 80 o termo indie começou a ser utilizado (primeiramente na música). Essa necessidade de mudança, de rompimento com o que não mais se encaixa se dá por meio da observação e da reflexão, principalmente nos jovens, que estão constantemente buscando novidade e inovação seja na tecnologia, na música, na literatura ou no cinema. Ideias antigas e que funcionavam anteriormente na sociedade, hoje já são vistas como ultrapassadas e percebemos que nem mesmo tem a mesma eficácia que antes.

Se tratando de Cultura Indie, essa transformação aconteceu da seguinte forma:

Imagem disponível aqui
A indignação dos jovens da época com o mainstream (o que está disponível ao público e faz parte das grandes massas) e com as grandes gravadoras que mantinham a centralização do mercado musical e simplesmente ditavam o que faria ou não sucesso fez com que algumas bandas pensassem diferente e lutassem por mais independência, produzindo as suas  músicas de um jeito alternativo e muitas vezes criando as suas próprias gravadoras. Por não serem divulgadas amplamente pela mídia, a maioria das bandas indie começaram com um público mais restrito.

O indie então, passa a ser um movimento de contracultura que segue uma linha de pensamento diferente das grandes massas. Não segue modismos e não tem um padrão definido. Tem como característica principal a originalidade e o diferente.
Ainda que os meios de comunicação e a mídia de massas manipule e selecione o que fará ou não parte do cenário sócio-cultural e artístico, o indie manteve-se vivo e foi conquistando o seu lugar. 

Hoje, podemos conhecer incontáveis produções independentes como editoras, blogs, revistas, gravadoras, casas de show, entre outros.

Com o avanço da Internet e da facilidade que ela trouxe, fica cada vez mais fácil encontrar novas produções indies e algumas bandas de maior sucesso até mesmo se emanciparam de suas gravadoras e começaram a lançar seus próprios trabalhos, o que enriquece cada dia mais o cenário da música alternativa.




Espero que tenham gostado e acompanhem as novidades! Até mais! 

0 comentários: